O LARB é o Laboratório de Criação de Cinema do Interior, um espaço de colaboração entre artistas e profissionais do interior e litoral paulista, de forma autônoma e horizontal.

Nesta segunda edição, o LARB trabalha com projetos de roteiro de longa e curta-metragem de qualquer gênero, com o objetivo de desenvolver projetos para serem enviados aos futuros editais da Lei Paulo Gustavo, PROAC e demais leis de incentivo a realização audiovisual em um ambiente de intercâmbio entre roteiristas iniciantes e experientes de diversas cidades.

Uma iniciativa do interior para o interior

A segunda edição do laboratório busca dar continuidade na formação autônoma de um campo cinematográfico cada vez mais sólido e colaborativo no interior do Estado. 



INSCRIÇÕES ENCERRADAS!


Esta segunda edição conectará projetos de diversas cidades, visando o máximo de capilaridade geográfica do interior profundo ao litoral.


Seremos 60 roteiristas, presentes em todo o estado de São Paulo.


JEF TELLES | São José do Rio Preto

Coordenador

É videasta, roteirista, editor, ator e diretor artístico. Formado em Artes Dramáticas em São José do Rio Preto, graduado em Licenciatura em Letras e pós-graduado em Cinema e Vídeo, o artista multimídia trabalha com a fusão das linguagens teatrais e audiovisuais desde 2006. 


MARCUS DE MARCHI | São José do Rio Preto

Observador

Historiador de formação, pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual e Mestre em Ciências Sociais. É professor, pesquisador, assistente de direção e realizador audiovisual. É membro da diretoria do ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista.


RAMIRO RODRIGUES | Campinas

Idealizador e Curador

Antropólogo e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, atual presidente do ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista. Produtor de cerca de 50 produções audiovisuais e autor de "Campinas, Um Século de Cinema".

REBECA RIBEIRO | Sumaré

Coordenadora

Pesquisadora de preservação audiovisual e bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNILA. Vice-presidente do ICine e coordenadora da segunda edição do LARB. 

PRISCILA SALES | Assis

Curadora e Consultora

Professora, produtora cultural e doutoranda em História. É integrante da CIRCUS, ex-presidenta da ICine, fundadora e coordenadora do núcleo de formação do Pólo Audiovisual do Velho Oeste.

ABERTURA DO LARB


Presencialmente no Cine Teatro São Pedro com realizadores do interior

MESA 1 | Mediação | PRISCILA SALES

ANTÔNIO FARGONI, São Carlos | CAROLINA LOBO, Taubaté | CRIS MENDES, Piracicaba


MESA 2 | Mediação |  FABIANO LIPORONI

FÁBIO RODRIGO, Itaquaquecetuba | RAFAEL GHIRALDELLI, Hortolândia | REINALDO VOLPATO, S. J. do Rio Preto


MESA 3 | Mediação | BRUNA EPIPHÂNIO

GUILHERME XAVIER RIBEIRO, Assis | ROGÉRIO BORGES, Rio Claro | WELL DARWIN, S. Bernardo do Campo


Exibição de curtas-metragens e debates com realizadores

No dia 24 de setembro de 2022, 12h30

No Cine Teatro São Pedro (Rua João Teixeira da Frota, 1184, Santa Cruz, São Pedro-SP)

CONSULTORES

Diego da Costa | Socorro

Fazedor de filmes e de músicas. Sócio da Pietà Filmes e Cinelero Audiovisual. Dirigiu, produziu e distribuiu os premiados longas-metragens A Plebe é Rude, Os Caubóis do Apocalipse e Selvagem, o curta-metragem Argentino e a websérie NipoBrasileiros.

Gaby Castro | Alambari

Redatora, gerente de mídias sociais e roteirista, especialista  em escrita de terror e personagens complexos como  Serial Killers, é fundadora do Roteiros e Narrativas, um portal voltado para o conteúdo educacional e oportunidades para o mercado de trabalho no audiovisual. 

João Paulo Miranda Maria | Rio Claro

Fundador do coletivo Kino-Olho, que produziu seus curtas: Command Action (Semana da Crítica Cannes 2015); A moça que dançou com o diabo (Menção Especial do Júri Competição Oficial Cannes 2016) e Meninas Formicida (Seleção Oficial Veneza 2017). Seu 1º longa "Casa de Antiguidades" fez parte da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020, Toronto e San Sebastian.

Kit Menezes| Piracicaba

Atua com experimentações audiovisuais desde 1996, com trabalhos reconhecidos de videoarte; no Centro de Mídia Independente entre 2003 e 2009; como facilitadora em oficinas de vídeo voltada a integrantes do Movimento Nacional de População de Rua e como arte educadora audiovisual com adolescentes da Fundação Casa Rio Piracicaba. É professora universitária e performer. "Inscrições do Tempo no Corpo Presente" (ProAC/2019), é seu 1º longa como realizadora.

Lílian Solá Santiago| Salto

Documentarista, Roteirista, Pesquisadora e Professora de Audiovisual. Dirigiu mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no exterior e colaborou na produção de importantes filmes e séries documentais e de ficção. Ganhadora do Prêmio Willian Greaves Fund 2021. É Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP e integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ LabArteMídia. É professora e coordenadora do Curso de Cinema do CEUNSP - Cruzeiro do Sul (Salto/SP).

MARIANA VITA | Assis

Escreveu e dirigiu Ressentimento (ProAC Estímulo ao Curta-Metragem). Co-roteirista e Diretora do curta @capelobo (Programa Estímulo à Cultura - Bauru), em fase de pós-produção. Roteirista e Diretora do curta Um Conto de Cabeceira (2021). Participou do BrLAB Interior e Litoral 2021 com o projeto Cidade by Motoboy (Denis Augusto), e do Vitrine LAB (Vitrine Filmes, 2021). Integra a ICine e o Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru desde a fundação de ambos, em 2019.

Reinaldo Volpato | S. J. do Rio Preto

Cineasta formado pela ECA/USP em 1975, é diretor, produtor, roteirista e montador de centenas de filmes cinematográficos e programas de televisão. Dirigiu 7 filmes de longas-metragens; na TV Cultura foi repórter no programa Hora da Notícia e diretor do Viola, Minha Viola e do RTC Interior; foi montador dos programas Globo Repórter, Domingo Gente e Jornal Hoje e diretor do Gente Que Faz; foi gerente executivo de programação da TV Brasil/EBC. Escreveu, produziu e dirigiu o longa ficção Estranhas Cotoveladas, em lançamento.

Rodrigo Diaz Diaz | Barão Geraldo

Diretor e produtor com mais de 20 anos de experiência, foi membro da diretoria colegiada da ABD-SP em três gestões. Atualmente integra a diretoria do Instituto Taturana e coordena o núcleo de projetos da instituição, desenvolvendo e coordenando campanhas de impacto.

Rodrigo Faustini | Campinas

Artista visual e pesquisador, doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Sua produção artística e pesquisa tensionam materialidade e percepção através de contra-programas em cinema experimental, videoarte e animação. Como artista, seu trabalho já foi exibido no Festival de animação de Annecy (Prêmio Off-Limits 2018), Experiments in Cinema, Ars Eletronica, Images Festival, Stuttgarter Filmwinter, FILE Festival e Anifilm.  

Stefanie Klein| Itu

Diretora e roteirista independente de curtas-metragens, cineclubista desde 2018. Trabalha com Comunicação na FAMA Museu e é coordenadora da websérie Respirar (2020-2021).

VICTOR FISCH | Ubatuba

Formado em cinema, com mestrado em roteiro. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019), e fez parte do júri e curadoria de diversos festivais, tendo criado o FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, Soy Loco Por Ti Juquery, e Curtaflix. É professor, produtor, roteirista, montador, diretor, curador e membro do coletivo de produtores Vale Audiovisual e ICine.


LARB - Laboratório de Criação de Cinema do Interior é uma realização do ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista.


O programa conta com apoio da APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, da Cooperativa Audiovisual do Velho Oeste, do grupo Kino Olho e da Mostra Curta Audiovisual de Campinas.