O LARB é o Laboratório de Criação de Cinema do Interior, um espaço de colaboração entre artistas e profissionais do interior e litoral paulista, de forma autônoma e horizontal.

Localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, na boca do sertão, portal de entrada para o interior profundo, São José do Rio Preto, é hoje uma das mais importantes cidades do interior paulista. Com uma cena cultural vibrante e com enorme potencial de formação de público, a cidade agora busca estabelecer-se como uma cidade de cinema. Por esse motivo, será sede, em 2024, do LARB.


INTIMIDADE CULTURAL

Nessa terceira edição do laboratório, partimos do pressuposto que o nosso conjunto de produções e visões é totalmente diverso. (R)existimos como uma grande  rede que se conecta mais pelas sinapses, do que pelo fato de sermos iguais. Por isso, perguntamos: O que nos torna tão íntimos em contextos tão diversos e com olhares tão diferentes uns dos outros? Esse é o ponto de encontro, a convergência. Essa é a pergunta que o LARB almeja desvelar. Por esse motivo, o tema desta edição será “intimidade cultural”. Sejamos juntos, ainda que diferentes, um sistema completo (e complexo). 




A terceira edição conectará projetos de diversas cidades, visando o máximo de capilaridade geográfica do interior profundo ao litoral.


Serão 36 roteiristas de todo o estado de São Paulo, residentes fora da capital, que nunca foram contemplados por editais. 


RAMIRO RODRIGUES | Campinas

Direção Geral 

Antropólogo e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, atual presidente do ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista. Produtor de cerca de 50 produções audiovisuais e autor de "Campinas, Um Século de Cinema".

MARCUS DE MARCHI | São José do Rio Preto

Coordenador de Projeto

Professor, pesquisador, sonidista e realizador audiovisual. Formado em História, com pós-graduação lato-sensu em Cinema e Linguagem Audiovisual e Mestrado em Sociologia, desenvolve pesquisa visual, sonora e teórica sobre a cultura popular, com enfoque, sobretudo, na cultura caipira.

REBECA RIBEIRO | Sumaré

Coordenadora Pedagógica

Pesquisadora de preservação audiovisual e bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNILA. Vice-presidente do ICine e coordenadora da segunda edição do LARB. 

MONA LUIZON | São José do Rio Preto 

Coordenadora Geral 

Fotógrafa e Diretora Cinematográfica. Pesquisa os processos fotográficos históricos e alternativos no território caipira. Tem Bacharel em Comunicação e Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ.

LUCAS PELEGRINO | São José do Rio Preto 

Coordenador Conteúdo

Produtor executivo de filmes e séries de TV especializado em programas de animação com conteúdo produzido disponível na Netflix, HBO Max, Cartoon Network, Comedy Central, TV Cultura, entre outros canais de TV e plataformas de streaming. 

MOSTRA DE ABERTURA DO LARB


Acontecerá presencialmente em São José do Rio Preto - SP no dia 25 de maio 2024, no Teatro do  Sesc Rio Preto a partir das 15 horas. Programação contará com a Mostra de abertura, com a temática "Intimidade Cultural". Teremos recurso de audiodescrição disponíveis na mostra e no bate-papo com a presença de nossos consultores.

CONSULTORES

PRISCILA SALES | Assis

Produtora cultural e pesquisadora sobre cinema de mulheres. É uma das fundadora e coordenadora de projetos do Polo Audiovisual do Velho Oeste, ex-presidenta da ICine, uma das diretoras do Festival Curta Velho Oeste e da série Mulheres Nômades.

GUILHERME XAVIER | Assis

Diretor e roteirista pela Oeste Cinema, produtora baseada em Assis - SP. Cursou Comunicação Social na Escola de Comunicação e Artes da USP de 2009 a 2012. É criador e diretor geral do Curta Velho Oeste - Festival de Curtas Metragens do Interior do Brasil, atualmente em sua terceira edição.

ÁLVARO ANDRÉ ZEINI | Bauru

Doutor e Mestre em Multimeios pela Unicamp — com doutorado-sanduíche pela University of Leeds —, especialista em Roteiro pela FAAP e bacharel em Cinema e Vídeo pela Unespar. Crítico filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema, escreve e edita a Revista Pós-créditos. Em 2018, foi selecionado pelo Programa Talent Press, realizado pelo Instituto Goethe, pelo Festival do Rio e pela Berlinale Talents. Atua como professor universitário nas Faculdades Integradas de Bauru.

BETO OLIVEIRA | Piracicaba

Beto Oliveira é cineasta independente brasileiro, profissional de cinema desde 2013. Onde logo começou a produzir dirigir seus próprios filmes. Suas obras abordam temas com questões sociais, raciais e políticas, e apresentam uma abordagem única e provocativa. Em 2015 produziu seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado “Cães Famintos”. Atualmente está na produção do longa de ficção "Flora", sobre a escravidão no Brasil.

KAROLA LOBO | Taubaté

Karola Lobo é sobrevivente de uma depressão pós-parto. Mestre em Artes da Cena, mora em Taubaté, onde já escreveu, produziu e dirigiu diversas obras teatrais e audiovisuais. Em 2020, fundou a Produtora de Cinema "Flor Filmes", com a qual dirigiu e editou o premiado "DUDA" -  seu primeiro curta de terror, inspirado nos diários do seu puerpério. Atualmente, roteirizou, dirigiu e codirigiu 6 curtas e uma websérie. Além disso, é criadora e mediadora do Clube do Livro Feminista Elas Reveladas, da Escola de Cinema e do Festival Escola de Cinema. Seu primeiro livro de poemas, "barba azul Decapitado”, foi lançado pelo Selo Auroras, da Editora Penalux.

DIEGO RUIZ | Campinas

Diego Ruiz de Aquino é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Economia Criativa. É Diretor, Roteirista e Montador de filmes há mais de 20 anos. Hoje também atua como um dos Coordenadores Gerais da CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas) e um dos representantes de Campinas no ICine (Fórum de Cinema do Interior paulista).

CLAUDIA SENEME | Rio Claro

Pós-Doutora pela Unesp-Rio Claro com o projeto "Filmar em modo criança", Doutora e Mestre em Educação e Especialista em Roteiro em Áudio e Audiovisual. Atua como pesquisadora, cineasta e educadora com foco na área de Cinema e Educação. Produziu os curtas-metragens "Command Action" (2015), "Quem Chegar Por Último" (2016) e "A Moça que Dançou com o Diabo" (2016), conquistando prêmios de "Menção Honrosa" no Festival de Cannes e seleções em festivais nacionais e internacionais. Como roteirista e diretora e montadora assina os curtas-metragens; "Vou-me embora pra paulista" (2012), "No pulsar da linguagem" (2015) e "Hotel Premier" (2022) e em projeto atual, assina como diretora o documentário "Sechiisland: A vida como obra de arte", contemplado pelo programa Proac - Finalização de Longa Metragem (2023); em fase de pós-produção.


 PARCEIROS 

O  LARB  -  Laboratório de Criação de Cinema do Interior é uma realização da Mililitros de Arte, por meio do Edital de Chamamento Público Nº 13/2023 - SMC São José do Rio Preto - LEI PAULO GUSTAVO - Formação em Audiovisual.